Coaching

Coaching de vida ou de carreira

Coaching é uma ferramenta poderosa que busca aumentar o nível de desempenho, de resultados, permitindo que cada pessoa atinja níveis elevados de entrega. É recomendada em processos de orientação, de planejamento de vida e de determinação de caminhos profissionais.

 

A etapa inicial está relacionada com a determinação do objetivo. O que aparentemente pode parecer trivial, pode ser complexo de identificar. Porém, uma vez identificado o objetivo, o adulto superdotado poderá envidar todas as suas energias e esforços no planejamento e execução das ações que o levarão a atingir este objetivo ou o que é mais comum, um conjunto de objetivos,  dada a multiplicidade de interesses normalmente encontrada nestas pessoas.

 

Durante o processo de coaching, acontece a investigação e o esclarecimento dos valores e a atribuição das ações às escolhas – relacionando diretamente o sentido da vida com estas escolhas e valores. É onde o coaching alinha-se de forma a obter:

 

  • Identificação de objetivos
  • Obtenção de resultados
  • Busca de novos entendimentos e alternativas para ampliar suas realizações

 

Como funciona? O processo de Coaching se dá através de sessões orientadas por um coach (profissional que conduz a sessão de coaching) certificado.
Não é relação de mestre/discípulo em que um ensina e outro aprende, é onde o coachee (indivíduo que passa pelo processo de coaching) descobre suas próprias soluções. A sessão é um diálogo entre coach e coachee com procedimentos específicos e acompanhamento contínuo que acontece conforme a velocidade de aprendizado do coachee, e a quantidade de sessões variará conforme a evolução e a velocidade de aprendizado.

 

O processo todo fundamenta-se em extrair o que há de melhor no adulto superdotado e permite o acesso às imensas reservas de talento e potencial (muitas vezes adormecidas).

 

Qual a importância do Coaching na superdotação? Neste universo diferenciado, pode ocorrer a necessidade de ajustamento sócio-emocional, pois os jovens e adultos superdotados têm maior predisposição a apresentar seletividade social e grande sensibilidade emocional, o que, muitas vezes, pode dificultar a concretização de seus sonhos. É comum entre eles o perfeccionismo, medo do fracasso, ambivalência a respeito de si mesmos e de suas escolhas, baixa autoestima, desvio das normas, isolamento social, entre outros traços. Profissionais que entendam dessa condição estão aptos para usar o coaching como importante ferramenta para superdotados.

 

Como funciona para superdotados? O indivíduo superdotado terá seu ritmo de produção respeitado e encontrará oportunidade de descobrir suas prioridades, sanar suas dúvidas, principalmente pelas características diferenciadas que o expõe a maior pressão no meio em que vive.