Psicoterapia

Atendimentos psicoterápicos

O atendimento terapêutico é um recurso importante para qualquer indivíduo, seja ele superdotado ou não, porém o INODAP dispõe de uma equipe de profissionais, especializados na Superdotação, para também atender as necessidades desse público bastante diferenciado.

 

INODAP

A psicoterapia favorece o processo de autoconhecimento e auxilia os indivíduos na aquisição da autonomia. O papel do terapeuta é o de compreender as suas motivações, proporcionando condições para o desenvolvimento de maior segurança e assertividade para vida.

 

O INODAP propicia atendimento específico, clínico – psicológico, quando for observada a necessidade de apoio emocional ou de recuperação da autoestima e autoconfiança. Para indivíduos superdotados as sessões ajudam o entendimento das características inerentes à superdotação, e na interação em um universo de pessoas totalmente diferentes.

 

Qual a importância da psicoterapia? Proporcionar um acompanhamento socioemocional em atendimento clínico e, quando necessário, com envolvimento da família, para poder dar o suporte que se mostre conveniente. Procura auxiliar a superação de possíveis dificuldades sociais, comportamentais e emocionais.

 

Como funciona? Os atendimentos psicoterápicos ou psicológicos são realizados em sessões individuais. O número de sessões pode variar de acordo com a demanda de cada pessoa.

Atendimento psicológico mediado pelo computador

Este recurso disponibiliza oportunidades de serviços psicológicos mediados por computador, tais como:

 

1) Orientação psicológica2) Orientação familiar
3) Orientação aos educadores e escolas
4) Orientação profissional

 

A orientação psicológica online é um recurso breve, mediado por computador, que tem como objetivo auxiliar em uma determinada situação e dar apoio quando a pessoa atravessa alguma dificuldade emocional ou pessoal e precisa consultar um psicólogo.Tem a finalidade de trabalhar questões pontuais, de maneira breve e específica e não substitui o atendimento psicoterapêutico presencial, quando é necessário aprofundar um acompanhamento.

 

INODAP

O profissional que presta esse serviço está preparado para fazer abordagens pertinentes, com o intuito de sanar uma dúvida imediata, promover a reflexão, auxiliar a construção do autoconhecimento e, consequentemente, favorecer mudanças para melhorar a qualidade de vida de quem é atendido.

 

Um dos principais aspectos da orientação psicológica online é a facilidade de conversar com um dos profissionais do INODAP, de forma rápida e segura, em horários convenientes, sem ter que perder tempo com o deslocamento.

 

O atendimento online também pode ser utilizado por clientes que encontram-se em outras cidades ou em viagem e não querem interromper o acompanhamento.

 

Ele é feito por intermédio de chat`s (bate-papo em texto-MSN), Skype ou por e-mail e é destinado a adultos e adolescentes maiores de 18 (dezoito) anos. Se o cliente for menor de 18 (dezoito) anos, será necessária a autorização dos pais ou responsável.

 

O INODAP utiliza esse recurso confirme normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Psicologia – Resolução CFP Nº 11/2012 (regulamenta os serviços psicológicos realizados por meio tecnológicos de comunicação a distância).