Superdotação

Avaliação de potencial

A avaliação de potencial intelectual é um processo abrangente e multidimensional, que investiga o nível intelectual, desenvolvimento cognitivo e socioemocional de jovens e adultos. É realizada com instrumentos apropriados para cada faixa etária, visando identificar, além do potencial intelectual, os aspectos dominantes das inteligências múltiplas e confirmar características de altas habilidades /superdotação.

 

Os profissionais da área de psicologia do INODAP que realizam a avaliação de potencial intelectual são capacitados na área de superdotação com treinamentos, palestras, material bibliográfico e estudos sobre as características diferenciadas dos indivíduos superdotados. Dessa forma, possuem a qualificação para realizar uma análise precisa sobre o indivíduo avaliado.

 

Sua finalidade é favorecer o autoconhecimento e a construção da autoestima. Ajuda a reconhecer características de comportamento, raciocínio, intensidade e sensibilidade peculiares dos indivíduos superdotados e analisa o desenvolvimento acadêmico, emocional e aspectos de personalidade, podendo direcionar, também, alguns elementos indicativos da orientação profissional.

 

Qual a importância da Avaliação de potencial intelectual?

 

1º- Verificar se há dificuldades reais de atenção, relacionamentos, ortografia e registros de tarefas ou se as condutas apresentadas são inerentes à condição da superdotação.

 

2º – Possibilitar maior entendimento dos pais e professores em relação às necessidades educacionais e diminuir a ansiedade e as dúvidas a respeito das condutas diferenciadas que os superdotados apresentam.

 

Como funciona? O processo inclui vários momentos, começando pela entrevista inicial com a família ou com o próprio interessado – se for adulto – em seguida são realizadas sessões de avaliação e, para finalizar o processo, é feita a devolutiva de resultados, tanto para a família como para o próprio  avaliado, na qual é possível relatar toda investigação feita, esclarecer dúvidas e fornecer as orientações necessárias.

Apoio para progressão de série e reclassificação escolar

É uma consultoria pedagógica feita com acompanhamento do aluno e a orientação da escola quando há indicação de progressão de série. É direcionada a criança ou jovem em idade escolar, seus responsáveis e instituições de ensino.

 

Este apoio é uma ferramenta muito importante, pois a intervenção de um profissional faz-se necessária na orientação e acompanhamento desse processo junto aos envolvidos, com o intuito de garantir o desenvolvimento acadêmico equilibrado, possibilitando a reclassificação sem prejuízos.

 

Há casos em que se faz necessário um apoio psicopedagógico temporário durante o processo de progressão de série ou adequação curricular, para analisar conteúdos que o aluno ainda não desenvolveu, ensinar pré-requisitos e acompanhá-lo até que esteja adaptado aos novos colegas e professores da série em que foi inserido.

 

Qual é a importância do Apoio para Progressão de série e reclassificação escolar? Auxiliar o estudante, a família e a escola durante o momento de transição do aluno em que a interrupção da rotina já estabelecida cria inseguranças para o enfrentamento de um novo desafio acadêmico e social.

 

Como funciona? O apoio é realizado de acordo com as necessidades apresentadas em cada situação. As horas de consultoria incluem visitas escolares, atendimento aos pais, revisão de conteúdos acadêmicos e intervenções psicopedagógicas, quando necessário.