Psicopedagogia

Avaliação psicopedagógica

A avaliação psicopedagógica é um serviço direcionado a crianças e jovens em idade escolar e está diretamente relacionada às questões ligadas à aprendizagem e especificidades do estudante, visando identificar suas causas e direcionar a melhor maneira de superá-las.

 

Faz parte de seu processo a discriminação entre o que é dificuldade de aprendizagem e o que são características ou modo de aprender peculiares a cada etapa do desenvolvimento do avaliado.

 

Essa avaliação possibilita a análise de situações pontuais que possam gerar queda de rendimento, sejam elas emocionais, fisiológicas ou pedagógicas. Identifica os possíveis motivos das dificuldades de aprendizagem ou situações de defasagem de conteúdos e desenvolvimento de habilidades e competências, para poder orientar adequadamente as ações e ferramentas necessárias para superar e corrigir as questões levantadas.

 

Qual a importância da Avaliação psicopedagógica? O objetivo maior é investigar situações que estão interferindo no aprendizado, situações emocionais, nível de desenvolvimento motor ou desorganização nos hábitos de estudos que possam afetar o pleno desenvolvimento cognitivo do estudante.

 

Como funciona? A Avaliação psicopedagógica é realizada em encontros individuais e o número de sessões varia de acordo com as questões a serem analisadas para o levantamento e conclusão do processo.

Intervenção psicopedagógica

A intervenção psicopedagógica visa o acompanhamento e a construção de estratégias para a superação de questões pedagógicas que possam estar interferindo no aproveitamento e alcance do conhecimento esperado para cada fase escolar.

 

A partir das questões de aprendizagem apresentadas o acompanhamento profissional ajuda a desenvolver habilidades para que o estudante vença as questões identificadas e encontre a melhor forma de produzir.

 

Durante as intervenções é possível construir estratégias e rotinas que, além de sanar os conflitos que o estudante apresenta, respeitem seu estilo de aprendizagem e apoiem novos hábitos de estudo, criando mecanismos adequados para organização escolar e que contribuam para seu melhor desempenho.

 

Qual a importância da Intervenção psicopedagógica? Proporcionar a construção da autonomia e independência por meio da relação entre como o estudante aprende e como se relaciona com o saber, resgatando sua autoestima e autoconfiança,  fatores essenciais para um melhor resultado.

 

Como funciona? A Intervenção psicopedagógica é realizada em encontros individuais e o número de sessões varia de acordo com as questões apresentadas e tempo necessário para superação das mesmas. No desenrolar das intervenções é possível haver visitas escolares para verificação da situação do aluno, orientação de adaptações curriculares, integração no processo educacional e orientações ao professor.