Orientação

Consulta de orientação

O INODAP recebe um grande número de pessoas encaminhadas por profissionais, educadores, amigos ou pelo interesse despertado por informações encontradas na mídia, leitura e em outros meios de comunicação, buscando  a melhor alternativa para as questões que estão vivenciando.

 

A Consulta de orientação ajuda a esclarecer possíveis dúvidas, anseios, preocupações das mais diversas esferas do universo humano, identificando as reais necessidades apresentadas e direcionando o serviço mais adequado para o encontro das soluções, através de um conjunto de orientações pertinentes e extremamente profissionais.

 

Como funciona? A Consulta de orientação é realizada pelos profissionais do instituto de acordo com a especificidade de cada situação. Para agendar a consulta é necessário entrar em contato com o INODAP.

Orientação profissional

A Orientação profissional é voltada para jovens e adultos que estão com dificuldades em escolher a carreira profissional ou desejam explorar novas possibilidades, mesmo já tendo uma graduação.

 

As ferramentas da Orientação profissional proporcionam encontrar alternativas de carreira compatíveis com as habilidades e personalidade de cada pessoa.  O interessado pode contar com apoio de um profissional para verificar suas reais capacidades.

 

O profissional oferece orientação para o contato com profissionais, feiras de profissões ou atividades similares que possam favorecer uma visão real da profissão.

 

É um trabalho diferenciado no qual são analisados e integrados dados do potencial, habilidades predominantes, interesses e traços de personalidade para ser possível enumerar as carreiras mais indicadas ao perfil individual. Nesse contexto é feita uma análise das oportunidades de carreira e da diversificação de cursos.

 

Qual a importância da Orientação profissional? Trazer a segurança de uma orientação capacitada para abrir as possibilidades da melhor alternativa para a futura carreira. Junto com um profissional poderá ser traçado um roteiro de escolhas possíveis como suporte para a tomada de decisão, nesse momento tão crucial para o jovem ou adulto.

 

Como funciona? A Orientação profissional é uma investigação específica para auxiliar na escolha da carreira profissional. São realizadas em média 10 sessões de uma hora cada, finalizando-as com um relatório contendo os resultados do processo.

Orientação acadêmica para estudantes

O INODAP acredita na importância de uma informação assertiva sobre a superdotação e sempre está de portas abertas para que os futuros profissionais possam conhecer seu trabalho, sanar dúvidas, desmistificar algumas crenças e se encantarem com essa área tão pouco conhecida e singular.

 

O contato com os profissionais que atuam na instituição é um importante meio de ampliar o conhecimento sobre as inúmeras possibilidades do ser humano em mostrar e desenvolver a inteligência, vendo de perto o trabalho diferenciado que o Instituto realiza na área de superdotação.

 

Qual a importância da Orientação acadêmica? É um momento de esclarecimentos, com profissionais especializados, que podem responder adequadamente às questões levantadas nos trabalhos acadêmicos, e proporcionar a segurança que somente a experiência prática constrói. Essa orientação é feita para estudantes de graduação e também para os acadêmicos de pós-graduação na construção de monografias, dissertações e teses.

 

Como funciona? O INODAP disponibiliza seu espaço e seus colaboradores para que estudantes das áreas de psicologia, pedagogia, psicopedagogia, jornalismo e outros cursos, possam ter acesso a sua estrutura física, organizacional e educacional.

 

Para se ter uma orientação acadêmica é necessário entrar em contato com o Instituto e agendar uma visita.