Grupo de Discussão Orientada – GDO

GDO – para pais e familiares de superdotados

É um trabalho pioneiro, autorizado a ser realizado pelo INODAP no Brasil, baseado no programa SENG – Supporting the Emotional Needs of the Gifted, direcionado a atender as necessidades de apoio psicológico, social e emocional dos indivíduos superdotados.

 

O Grupo de Discussão Orientada possibilita a troca de experiências entre os pais de crianças e jovens superdotados, e a construção de estratégias para auxiliar a formação do autoconceito e desenvolvimento emocional de seus filhos. O programa proporciona um ambiente onde os pais podem receber apoio, orientação e conselho profissional para suas dúvidas, ansiedades e angústias.

 

INODAP

Seu objetivo é aumentar a consciência de que as crianças e jovens superdotados e suas famílias têm necessidades diferenciadas, quase sempre não observadas ou negligenciadas, ajudando a compreender suas características, o ritmo particular de aprendizagem, bem como as dificuldades de seguir a rotina das obrigações escolares. Propicia recursos para estimular e defender os direitos dos superdotados.

 

Qual a importância do GDO – pais? Ampliar a compreensão e o conhecimento sobre indivíduos superdotados em casa, na escola e na comunidade. Os assuntos discutidos e as informações recebidas com material de apoio contribuem para aumentar a confiança das famílias e dar segurança para facilitar o desenvolvimento intelectual, social e emocional de seus filhos.

 

Como funciona? São encontros coordenados por facilitadores capacitados pelo INODAP, que desenvolvem temas relacionados à superdotação. Os novos grupos iniciam semestralmente e normalmente têm, em média, a duração de 10 encontros semanais de 2 horas e meia cada.