Aprendizagem

Acompanhamento escolar/acadêmico

O Acompanhamento escolar ou visita escolar é tido como uma das ferramentas encontradas pelo INODAP para o devido esclarecimento quanto à condição do estudante.

 

As visitas são realizadas para que haja uma maior compreensão por parte da equipe pedagógica em relação ao desenvolvimento cognitivo, potencial intelectual e necessidades educacionais específicas do aluno. A troca de informações entre os profissionais facilita a orientação no sentido de suprir as questões escolares, sejam elas de aprendizagem, adequação curricular, progressão de série, sociabilização, assim como compreender as características diferenciadas no caso dos alunos superdotados.

 

A visita escolar pode ocorrer em diversos momentos: durante ou após o processo de avaliação de potencial intelectual, nas avaliações ou intervenções psicopedagógicas e, até mesmo, para acompanhar os resultados alcançados por esse trabalho conjunto.

 

Qual a importância do Acompanhamento escolar? Contribuir para o melhor resultado na caminhada acadêmica do aluno, trocando informações pertinentes entre os principais responsáveis pelo seu desenvolvimento: a família, os educadores e os profissionais do INODAP.

 

Como funciona? O acompanhamento é feito pelo psicopedagogo ou psicólogo responsável pela avaliação do aluno em visita agendada a instituição de ensino, mediante autorização dos responsáveis, sempre que necessário.

Acompanhamentos e orientações mediadas pelo computador

INODAP

Este recurso disponibiliza oportunidades de serviços mediados por computador, tais como:

 

1) Consulta de orientação
2) Orientação pedagógica
3) Orientação familiar
4) Orientação aos educadores e escolas
5) Devolutiva de resultados de visitas escolares

 

A orientação online é um recurso breve, mediado por computador, que tem como objetivo esclarecer dúvidas ou prestar informações detalhadas, assim como auxiliar em uma determinada situação. Tem a finalidade de verificar questões pontuais, de maneira breve e específica.

 

O profissional que presta esse serviço está preparado para fazer abordagens pertinentes, com o intuito de sanar uma dúvida imediata, orientar sobre procedimentos mais adequados em situações pedagógicas, escolares ou pessoais, informar sobre resultados de acompanhamento escolar ou individual.

 

Uma das principais vantagens da orientação online é a facilidade de conversar com um dos profissionais do INODAP, em horários convenientes, sem ter que perder tempo com o deslocamento.

 

O atendimento online também pode ser utilizado por clientes de outras cidades para antecipar uma orientação segura e esclarecer dúvidas, até que possam vir pessoalmente até o Instituto. Ele é feito por intermédio de, chat`s (bate-papo em texto – MSN), Skype ou por e-mail.