Aprendizagem

Avaliação psicopedagógica

A avaliação psicopedagógica é um serviço direcionado a crianças e jovens em idade escolar e está diretamente relacionada às questões ligadas à aprendizagem e especificidades do estudante, visando identificar suas causas e direcionar a melhor maneira de superá-las.

Faz parte de seu processo a discriminação entre o que é dificuldade de aprendizagem e o que são características ou modo de aprender peculiares a cada etapa do desenvolvimento do avaliado.

Essa avaliação possibilita a análise de situações pontuais que possam gerar queda de rendimento, sejam elas emocionais, fisiológicas ou pedagógicas. Identifica os possíveis motivos das dificuldades de aprendizagem ou situações de defasagem de conteúdos e desenvolvimento de habilidades e competências, para poder orientar adequadamente as ações e ferramentas necessárias para superar e corrigir as questões levantadas.

Qual a importância da Avaliação psicopedagógica? O objetivo maior é investigar situações que estão interferindo no aprendizado, situações emocionais, nível de desenvolvimento motor ou desorganização nos hábitos de estudos que possam afetar o pleno desenvolvimento cognitivo do estudante.

Como funciona? A Avaliação psicopedagógica é realizada em encontros individuais e o número de sessões varia de acordo com as questões a serem analisadas para o levantamento e conclusão do processo.  


Intervenção psicopedagógica

A intervenção psicopedagógica visa o acompanhamento e a construção de estratégias para a superação de questões pedagógicas que possam estar interferindo no aproveitamento e alcance do conhecimento esperado para cada fase escolar.
A partir das questões de aprendizagem apresentadas o acompanhamento profissional ajuda a desenvolver habilidades para que o estudante vença as questões identificadas e encontre a melhor forma de produzir.

Durante as intervenções é possível construir estratégias e rotinas que, além de sanar os conflitos que o estudante apresenta, respeitem seu estilo de aprendizagem e apoiem novos hábitos de estudo, criando mecanismos adequados para organização escolar e que contribuam para seu melhor desempenho.

Qual a importância da Intervenção psicopedagógica? Proporcionar a construção da autonomia e independência por meio da relação entre como o estudante aprende e como se relaciona com o saber, resgatando sua autoestima e autoconfiança,  fatores essenciais para um melhor resultado.

Como funciona? A Intervenção psicopedagógica é realizada em encontros individuais e o número de sessões varia de acordo com as questões apresentadas e tempo necessário para superação das mesmas. No desenrolar das intervenções é possível haver visitas escolares para verificação da situação do aluno, orientação de adaptações curriculares, integração no processo educacional e orientações ao professor.


Acompanhamento escolar/acadêmico

O Acompanhamento escolar ou visita escolar é tido como uma das ferramentas encontradas pelo INODAP para o devido esclarecimento quanto à condição do estudante.

As visitas são realizadas para que haja uma maior compreensão por parte da equipe pedagógica em relação ao desenvolvimento cognitivo, potencial intelectual e necessidades educacionais específicas do aluno. A troca de informações entre os profissionais facilita a orientação no sentido de suprir as questões escolares, sejam elas de aprendizagem, adequação curricular, progressão de série, sociabilização, assim como compreender as características diferenciadas no caso dos alunos superdotados.

A visita escolar pode ocorrer em diversos momentos: durante ou após o processo de avaliação de potencial intelectual, nas avaliações ou intervenções psicopedagógicas e, até mesmo, para acompanhar os resultados alcançados por esse trabalho conjunto.

Qual a importância do Acompanhamento escolar? Contribuir para o melhor resultado na caminhada acadêmica do aluno, trocando informações pertinentes entre os principais responsáveis pelo seu desenvolvimento: a família, os educadores e os profissionais do INODAP.

Como funciona? O acompanhamento é feito pelo psicopedagogo ou psicólogo responsável pela avaliação do aluno em visita agendada a instituição de ensino, mediante autorização dos responsáveis, sempre que necessário.




Acompanhamentos e orientações mediadas pelo computador

Este recurso disponibiliza oportunidades de serviços mediados por computador, tais como:


1) Consulta de orientação
2) Orientação pedagógica
3) Orientação familiar
4) Orientação aos educadores e escolas 
5) Devolutiva de resultados de visitas escolares
A orientação online é um recurso breve, mediado por computador, que tem como objetivo esclarecer dúvidas ou prestar informações detalhadas, assim como auxiliar em uma determinada situação. Tem a finalidade de verificar questões pontuais, de maneira breve e específica.

O profissional que presta esse serviço está preparado para fazer abordagens pertinentes, com o intuito de sanar uma dúvida imediata, orientar sobre procedimentos mais adequados em situações pedagógicas, escolares ou pessoais, informar sobre resultados de acompanhamento escolar ou individual.

Uma das principais vantagens da orientação online é a facilidade de conversar com um dos profissionais do INODAP, em horários convenientes, sem ter que perder tempo com o deslocamento.

O atendimento online também pode ser utilizado por clientes de outras cidades para antecipar uma orientação segura e esclarecer dúvidas, até que possam vir pessoalmente até o Instituto. Ele é feito por intermédio de, chat`s (bate-papo em texto - MSN), Skype ou por e-mail.